Ahoy!


A parte difícil de ser uma pessoa difícil é que quando somos fáceis as pessoas não acreditam que o estejamos a ser genuinamente, acabando por nos lograr os planos de uma convivência mais saudável.

É um drama. Pior ainda quando a pessoa com quem tentamos conviver é extremamente difícil também. Assim como nós. E também ela tenta, esporadicamente, ser mais fácil. Então duas pessoas difíceis entram numa espiral vertiginosa que, para além de desentendimentos, tem nela laivos de tentativas falhadas e ressentimento porque "Eu tentei" e não deu, de ambas as partes.

Mas tudo vale a pena quando a alma não é pequena. Há que encontrar meios-termos, terras de ninguém, serões de tréguas no meio de uma guerrilha feita de mentes casmurras. Há uns anos atrás isso ser-me-ia quase impossível. Mas o bom da vida é que nos ensina muita coisa! E as pessoas difíceis também...

Os tombos são pontos de reflexão e a reflexão ponto de viragem. Estamos sempre a crescer e que seria de nós, pessoas difíceis, sem outras pessoas difíceis que nos dessem que fazer? Pessoas fáceis também fazem crescer. Mas não há desafio maior que tentar chegar a bom porto com uma pessoa difícil. É como navegar no meio de uma tempestade, com um barco já gasto e ancorado. Se ainda assim chegarmos lá - ao bom porto - é porque somos uns piratas do c*ralho.

Catarina Vilas Boas

Comentários