Sobre o turismo em Portugal

"O sol, as praias e a hospitalidade são pouco distintivos. Há vários países com características semelhantes e, em matéria de clima, o nosso não é tão bom como o pintamos e anunciamos." 

O que distingue Portugal dos restantes, é que é mais barato. Somente isso. Desiludam-se todos aqueles que pensam que somos a jóia na coroa. Quanto muito somos um pedaço de pechisbeque à venda numa loja de chineses (qualquer uma à sua escolha, das 19872498598348 espalhadas em território nacional). 

E, atenção, não estou a dizer que não temos um país bonito. É lindo, sim senhor. Para "jardim à beira mar plantado"... Mas os turistas não vêm cá pela beleza, pela história, pela gastronomia ou pela arquitectura. Ou melhor, vêm, mas só porque é barata.

Catarina Vilas Boas

Comentários

  1. Desta discordo. E não é pela parte das praias, porque aí até te dou razão. Mas o clima é bom, sim, e é barato, sim, mas ainda assim é visitado - e com repetições - por muitos que gostam de cidades com vida (i.e. Porto e Lisboa), ou de praias bonitas-mas-não-paradisíacas, ou de pessoas simpáticas. Não sejamos mesquinhos com nós mesmos e com uma indústria que ainda vai aguentando isto à tona. Eu também não posso ir para sítios caríssimos e não é por isso que o meu dinheiro vale menos que o dos outros.

    Jiji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este post foi escrito, julgo eu, numa altura pré pré campanha eleitoral, em que os números positivos do turismo estavam muito badalados nos telejornais (o costume, portanto). Eu não nego o valor do turismo nas contas do país. Para mim é pouco relevante, mas a minha opinião vale o que vale... O que eu nego é a sua importância no panorama geral. E não me iludo quanto às razões que levam ao aumento das receitas do sector. As pessoas hoje visitam mais Portugal porque é barato. Ponto. Não sejamos hipócritas porque eu também visitei Londres porque era barato. Se não fosse por isso ia ao Brasil ou a Nova Iorque ou ao Egipto ou à Índia.

      Claro que o meu dinheiro, como o teu, vale tanto como o dos outros. Isso nunca foi uma questão :)

      Eliminar
  2. Estou de acordo! Portugal é bonito, que é, sim senhor... mas é como dizes: entre o bonito e caro ou o bonito e barato... as pessoas escolhem a segunda!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Digam-me de vossa justiça, revolucionários, obstinados, rebeldes e insurrectos.