Outra vez do facebook

Se há uns anos as mulheres se escondiam envergonhadas do estereótipo de encalhadas, hoje abraçam firmes a certeza de que estão sozinhas por opção e de que não necessitam de ninguém (homem ou mulher) para se sentirem realizadas na vida.

Não sei se isto me agrada ou desagrada.

Agrada-me a ideia, mas desagrada-me que possa ser oca. Ou seja, agrada-me que as mulheres tenham  finalmente chegado a esse patamar de esclarecimento mas desagrada-me que algumas o possam estar a fingir puramente pelo showoff, mais uma vez por vergonha do esteriótipo de encalhadas. Elas é quotes no facebook e no instagram, partilhas de textos do tábonito.com (que ultimamente deu um descanso às relações e passou a dar destaque ao amor próprio), uma jorrada interminável e súbita de girl empowerment da qual eu desconfio. Mas eu também desconfio de tudo e de todos...

Ficou tudo muito mainstream de repente. Parece que está na moda estar solteira. E as coisas não podem ser assim, porque modas vão e vêm e a mulher que hoje defende o direito de se amar a si própria antes de amar quem quer que seja, amanhã entra num relacionamento onde se anula e sob a sombra do qual julga as mulheres que não têm ninguém a seu lado. "Não tem ninguém que lhe pegue", "É uma galdéria" ou então, para ele, "Amo-te tanto meu bijuzinho. Não sei que seria da minha vida sem ti. És só meu" (uma gaja só tem vontade de comentar por baixo "TUDO NOSSO!", mas controla-se porque a vida são dois dias e não vale a pena ser esfaqueada à pala de uma brincadeira).

Isto só acontece porque estamos a falar de mulheres. Isto com os homens é tudo muito diferente e bem mais adequado (para mim). Os homens solteiros e comprometidos agradam-me. Agradam-me porque não partilham quotes, ou textos no facebook e no instagram (pelo menos a maioria deles) quando estão solteiros. Simplesmente vivem a solteirice como ela deve ser vivida. São mais seguros quanto a isso. Mas eles também não têm a pairar sobre a cabeça o casper - fantasminha do "já está na altura de namorares". E não têm porque são homens!! E como diz o Bill, "it's a man's man's man's world".

Os comprometidos vão vivendo cada vez mais a relação com fotos fofinhas e hashtags. Mas ainda assim nada se compara aos perfis das namoradas. Novamente, há excepções, mas eu corto o meu testículo direito (para não usar a gíria e ferir susceptibilidades) no dia em que ouvir um homem dizer, sobre outro: "Ahh ninguém lhe pega", "Está encalhado". Já os ouvi dizer NA CARA que "está na altura de arranjares namorada" mas a frase tem uma conotação diferente quando dita no masculino. Não é tanto "tens que encontrar alguém para namorar" é mais "meu, tás a precisar de pinar".

Mas já chega de teorias que hoje é sexta-feira e ainda por cima 13, como eu gosto. A quem ainda não foi e pode ir, aconselho uma visitinha a Montalegre com direito a tudoooo. A quem já foi não preciso aconselhar porque sabe bem que nada bate as sextas-feiras 13 em Montalegre. São noites ensombradas do melhor que há. 

Para quem não pode, fica uma musiquinha de rock praxe para ouvirem a fazer o que (e com quem) bem entenderem, solteiros ou comprometidos. É à escolha do freguês.

Bom fim-de-semana!!



Catarina Vilas Boas 


Comentários

  1. Palmas, vou bater palmas. Gosto particularmente do espécime "sou tão fabulosa solteira" e que 5 minutos depois mete uma quote qualquer de "mulher-bem-resolvida-a-dizer-mal-dos-homens" mas que só revela que de facto só está é à espera que lhe apareça um à frente...É tempo de sermos mais do que as nossas relações, caramba!

    Jiji

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Digam-me de vossa justiça, revolucionários, obstinados, rebeldes e insurrectos.