Diário de sonhos #1

Ontem sonhei que estava numa sala de aula e que tinha sido picada por uma abelha. As picadas tinham deixado um rasto de pequenos talos do tamanho de ervilhas e eu estava marcada pelo corpo todo. Com uma pantufa, tentei, em vão, esmagar a abelha (que era ENORME, tinha uma coroa, uma cabeça do tamanho do meu punho, sem olhos nem boca, e corninhos de caracol). Perante o meu insucesso e o facto da abelha se ter virado na minha direcção, fugi dali para fora. A porta da sala tinha um rectângulo de vidro vertical e a abelha espreitou pelo rectângulo (com aquela cabeça do tamanho do meu punho, sem olhos nem boca e com corninhos de caracol) e disse-me em terror "NÃO! NÃO ABRAS NENHUM DESSES TALOS! Podem estar lá ovos..."

E pronto, nessa altura acordei em suores frios.

Factores racionais deste sonho:
1 - Eu sou alérgica a picadas de insectos, de modo que fico realmente com talos na pele sempre que sou mordida, apesar de não se parecerem com ervilhas.
2 - As portas das salas de aula da minha antiga escola tinham, assim como a porta do sonho, um rectângulo vertical de vidro, que permitia espreitar o seu interior.
3 - Quando sou picada, fico com tanta comichão que me coço até fazer sangue, portanto a advertência da abelha passa um bocado por aí. Não coces os talos porque os ovos podem escapar pelo rasgo da ferida. Sei que os ovos não escapam, mas no sonho foi essa a imagem que me veio imediatamente à cabeça mal a abelha me falou: um monte de pequenos ovinhos branco leitosos a escorrerem de uma das ervilhas que eu tinha no pulso 
4 - No outro dia, vi uma lesma à porta de casa e talvez a aparência da abelha tenha origem nessa memória recente. Pelo menos a parte dos corninhos e da falta de olhos e boca. Isto era muito mais interessante se eu soubesse desenhar. A abelha era realmente aterrorizadora e eu sinto que a minha tentativa de a descrever por palavras não fez senão torná-la cómica.

Interpretação pessoal: Nenhuma. 
Interpretação googliana: Diz que sonhar com abelhas significa que, no futuro, verei dinheiro no meu caminho. As abelhas representam trabalho duro mas eficiente, assim como boa sorte, harmonia, criatividade e felicidade (isto era tudo muito bonito se, no sonho, eu não estivesse a tentar esmagá-la com uma pantufa bege na mão). 

A abelha rainha, em particular, representa uma fêmea dominante na minha vida e ser picada por uma abelha indica que alguém me "picou" verbalmente (assim de repente, a única fêmea dominante da minha vida que gosta de picar as pessoas verbalmente que me vem à cabeça sou eu própria)

Diz também que se a abelha rainha tem destaque no sonho, significa que sinto necessidade de liberdade de escolha e expressão (mais??).

De frisar ainda que, no meu sonho, a abelha não voava. Não! Em vez disso andava. E ainda por cima era obesa, porque para além da cabeça do tamanho de um punho, tinha um corpo que mais parecia um paio.Tendo em conta o que o bicho significa, esse aspecto não deixa de ser preocupante...




Catarina Vilas Boas 

Comentários