Para quem se quer apaixonar

A semana passada o New York Times publicou um artigo na sua coluna sobre o amor intitulado "To Fall In Love With Anyone, Do This." Em português a coisa fica mais ou menos isto - “Para se apaixonar por qualquer pessoa, faça isto”. Antes de mais, devo dizer, que não compreendo porque é que alguém ia querer apaixonar-se instantaneamente por qualquer pessoa. O amor é uma merda. As pessoas ou se apaixonam e são correspondidas ou não são e em qualquer uma das hipóteses acabam a fazer figuras de urso que cicatrizam mentalmente todos aqueles que as rodeiam e têm de presenciar a estupidez inerente ao amor. Mas, no caso de haver alguém por essa blogosfera afora a quem este artigo interesse, eu passo a explica-lo.

Há cerca de 20 anos atrás, um psicólogo de nome Arthur Aron reuniu uma lista de 36 perguntas que, segundo ele, são tão profundas que levam qualquer pessoa a apaixonar-se. O Arthur levou o seu estudo tão a sério que fez mesmo com que vários indivíduos do sexo feminino e masculino se dirigissem ao seu laboratório, entrassem por portas diferentes e se sentassem a uma mesa, onde fariam e responderiam às tais “perguntas profundas”. No final, o casalinho tinha que olhar para as profundezas orbitais um do outro, que é como quem diz olhos nos olhos, durante 4 minutos. Diz que seis meses depois, dois dos participantes se casaram.

Eu achei as perguntas muito estúpidas! Mas fiz questão de as traduzir para quem quisesse pôr a coisa em prática. Ei-las:
  1. Se pudesses escolher qualquer pessoa no mundo, quem convidarias para jantar contigo?
  2. Gostavas de ser famoso? Em que sentido?
  3. Antes de fazer uma chamada, ensaias o que vais dizer? Porquê?
  4. O que consideras ser um dia perfeito?
  5. Quando foi a última vez que cantaste sozinho? E para outra pessoa??
  6. Se pudesses viver até aos 90 anos de idade e ficar ou com a mente ou com o corpo de 30 anos, durante os últimos 60 da tua vida, o que é que escolherias?
  7. Tens um palpite secreto de como irás morrer?
  8. Diz 3 coisas que eu e tu parecemos ter em comum.
  9. Na tua vida, o que é que te faz sentir mais agradecido?
  10. Se pudesses mudar qualquer coisa na maneira como foste criado, o que seria?
  11. Em 4 minutos diz-me a tua história de vida da forma mais detalhada possível.
  12. Se pudesses acordar amanhã com uma qualidade/habilidade nova, qual seria?
  13. Se uma bola de cristal te pudesse dizer a verdade sobre ti, a tua vida, o futuro ou outra coisa qualquer, o que quererias saber?
  14. Existe algo que sonhas fazer há já muito tempo? Porque não fizeste ainda?
  15. Qual o maior feito da tua vida?
  16. O que valorizas mais numa amizade?
  17. Qual a tua memória mais preciosa?
  18. Qual a tua memória mais terrível?
  19. Se soubesses que irias morrer daqui a um ano mudarias alguma coisa na maneira como vives a tua vida? Porquê?
  20. O que é a amizade, para ti?
  21. Que papéis é que o amor e a afeição têm na tua vida?
  22. Partilha uma característica positiva que aches que eu tenho. Vamos fazê-lo à vez até cada um de nós ter nomeado 5 características.
  23. O quão junta e acolhedora é a tua família? Sentes que a tua infância foi mais feliz que a das outras pessoas?
  24. Como te sentes acerca da relação que tens com a tua mãe?
  25. Faz 3 declarações que envolvam a palavra “nós”. Por exemplo “Nós estamos nesta sala e sentimo-nos…”
  26. Completa esta frase “Eu gostava de ter alguém com quem pudesse partilhar…”
  27. Se vamos ser amigos próximos, partilha uma coisa importante que eu devo saber.
  28. Diz-me o que gostas em mim. Sê honesto. Diz coisas que normalmente não dirias a alguém que acabaste de conhecer.
  29. Partilha comigo um momento embaraçoso da tua vida.
  30. Qual foi a última vez que choraste em frente a outra pessoa? E sozinho?
  31. Diz-me uma coisa que já gostas em mim.
  32. Há coisas com as quais não se deve brincar? O quê?
  33. Se fosses morrer esta noite sem a oportunidade de comunicar com ninguém, o que te arrependerias mais de não ter dito? E porque é que não o disseste?
  34. A tua casa ardia com tudo aquilo que possuis. Depois de salvares as pessoas que vivem contigo e os animais de estimação podias recuperar mais uma coisa. O que seria? Porquê? 
  35. De todos os teus familiares, qual a morte que te perturbaria mais? Porquê?
  36. Partilha um problema pessoal e pergunta-me como é que eu lidaria com a situação. Eu terei também que te dizer como acho que te sentes acerca desse problema. 

E pronto, é só amarrar em alguém, fazer-lhe as perguntas, deixar que ele ou ela as façam também, olhar-lhes 4 minutos nos olhos et voilá, estais apaixonados, meus filhos! Nem precisais de agradecer!! Palavras leva-as o vento...Convidem-me antes para as bodas! Que eu sou uma mulher que adora champanhe e marisco.

Catarina Vilas Boas

Comentários